parceria escola e família no ambiente esclolar
INTRODUÇÃO A escola necessita de pais participativos na vida escolar dos seus filhos, não de pais que participem somente das festas nas escolas.
Necessita-se de pais que acompanhem as notas dos filhos, que participem do desenvolvimento escolar, que acompanhem suas relações sociais na escola e identifiquem desvios comportamentais.
Geralmente os pais não se entendem com os educadores.
Os educadores culpam os pais pela falta de disciplina dos filhos, e os pais, por sua vez, culpam os educadores pela deficiência na aprendizagem dos filhos, começa então uma rivalidade sem sentido, que nada aproveita ao processo de aprendizagem e educacional. Poucas escolas se preocupam na mantença de um canal de aproximidade com as famílias, geralmente estes dois polos, família e escola, estão distanciados.
A escola precisaria aproveitar todo tipo de oportunidade, para manter um canal de comunicação com a família.
Pesquisas demostram que alunos com pais que participam ativamente da vida escolar de seus filhos, apresentam um desempenho melhor na aprendizagem.
Tal participação ocorre de varias formas, desde exemplos no lar, quando a criança visualiza seus pais fazendo leitura ou um acompanhamento diário das rotinas escolares , como a lição de casa, uma conversa sobre como foi o dia na escola, o que aconteceu o que o que ele presencia diariamente, auxiliar nos trabalhos. Depois da família e do convívio em casa, a escola é o segundo lugar onde se passa mais tempo o que significa uma influencia muito importante no desenvolvimento do ser humano.
A criança vai praticar experiências que observou em casa, vai adquirir o conhecimento formal da escrita, leitura e outros conteúdos, entretanto, é fundamental a participação efetiva dos pais nesse ambiente isso demonstra para a criança que a educação forma, que aprendizagem é importante é precisa ser levada a serio