Parasitose
Classificação das Doenças
Adquiridas aquelas que o indivíduo contrai no meio em que vive, sem qualquer ação hereditária. Podem ser contraídas por ação de um agente físico (fogo, radioatividade, eletricidade, ultravioleta), químico (ácidos, detergentes, inseticidas, produtos químicos), mecânico (objetos traumatizantes ou biológico (vírus, bactérias, fungos, vermes).
Classificação das Doenças
Congênitas afecções decorrentes de desvios do desenvolvimento embrionário e aquelas que são transmitidas de mãe para filho por via placentária, como por exemplo a Eritroblastose Fetal e as mal-formações decorrentes da rubéola durante a gravidez.
Hereditárias são aquelas transmitidas de uma geração a outra unicamente através dos genes ou em decorrência de alterações cromossômicas, como por exemplo a hemofilia, o diabetes e síndromes como a de Turner e a de Klinefelter.
Epidemiologia
Estudo das doenças transmissíveis ou contagiosas.
Podem ser:
Doença de Contágio Direto: aquela que se adquire pelo contato com um doente ou através do ar, água, solo ou alimentos e objetos contaminados.
Doença de Contágio Indireto: são transmitidas através de um vetor, como um inseto ou um hospedeiro intermediário, como um molusco.
Classificação das Doenças Transmissíveis
Doenças de Casos Esporádicos são aquelas que ocorrem em pequeno número de casos, naturalmente, em certa região ou localidade, como por exemplo tuberculose, hanseníase, difteria, tétano.
Endemias moléstias que afetam um grande número de pessoas em uma região, rotineiramente, como por exemplo malária, doença de Chagas, doença do sono, esquistossomose.
Classificação das Doenças Transmissíveis