Parasitologia
CURSO DE BIOMEDICINA 2010.2
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA CLÍNICA
PROFESSORA: TÂNIA
ANA PATRICIA MATOS BARBOSA
ATLAS DE PARASITOLOGIA CLINICA
TERESINA
MAIO/2012
INTRODUÇÃO
O exame rotineiro de fezes compreende as análises macroscópicas, microscópicas e bioquímicas para a detecção precoce de sangramento gastrintestinal, distúrbios hepáticos e dos ductos biliares e síndromes de mal absorção. De igual valor diagnóstico são a detecção e identificação das bactérias patogênicas e parasitas a coleta de fezes tem recomendações especiais, segundo as finalidades do exame a que se destinam. As principais finalidades do exame de fezes são: O estudo das funções digestivas, a dosagem da gordura fecal, as pesquisas de sangue oculto, a pesquisa de ovos e parasitas e a coprocultura.
O paciente deve colher à amostra num recipiente adequado, contendo o meio de transporte Cary Blair e enviar ao laboratório até 24 horas após a colheita. Apenas introduzir o swab nas fezes recém-evacuadas e transpor este para o meio em questão. O material não deve ser refrigerado e o paciente não deve fazer o uso de laxantes.
No exame parasitológico é feito a pesquisa de helmintos e protozoários nas fezes. O paciente deve evacuar em um recipiente limpo e seco e transferir uma porção das fezes que acabou de liberar para o frasco coletor, tomando cuidado para não ultrapassar a metade do deste. O paciente não deve fazer o uso prévio de laxantes ou supositório. O material deve ser mantido sob-refrigeração.
MÉTODO DE HOFFMAN, PONS E JANER OU LUTZ (sedimentação Espontânea).
1. Colocar aproximadamente 2g de fezes em um frasco Borrel (pode ser substituído por um copo plástico descartável), com cerca de 5 ml de água, e triturar bem com bastão de vidro ("ou palito de picolé").
2.