parasitologia
SÃO LUÍS 25 DE OUTUBRO DE 2014
LAILLA LETICIA DA SILVA RAPOSO MIRANDA DE SOUSA
CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS II
PROFESSOR: NETO MESQUITA
ASSUNTO: MENINGES – PIA MANTER
-DURA MÁTER
-ARACNÓIDE
SNP – 12 PARES DE NERVOS CRANIANOS
-32 PARES DE NERVOS ESPINAIS
-GÂNGLIOS NERVOS
SÃO LUIS
2014
INTRODUÇÃO
MENIINGES- são as três membranas de tecido conjuntivo que revestem o encéfalo e a medula espinhal, tendo como objetivo protegê-los. Estas três camadas, de fora para dentro são: dura-máter, aracnóide e pia-máter.
Dura-máter-A dura-máter é a meninge localizada mais externamente, formada por um tecido conjuntivo denso, contínuo com o perióstio dos ossos da caixa craniana. Aracnóide - A aracnóide é uma membrana sem vascularização que se divide em duas partes: uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e a outra formada por traves que conecta a aracnóide com a pia-máter.
Pia-máter- A pia-máter é extremamente vascularizada e encontra-se aderida ao tecido nervoso, contudo não está em contato com as células ou fibras nervosas.
SISTEMA NERVOSO PERIFERICO (SNP)
Os nervos cranianos são responsáveis por fazer ligação com o encéfalo.São
12 pares de nervos, cada um com uma classificação específica. São nervos de origem aparente, sendo numerados em algarismos romanos.
Nervos Raquidianos:
Originados na medula espinhal, os nervos raquidianos (nervos espinhais) são nervos mistos que se ramificam ao longo da medula. Compostos de 31 pares,são responsáveis pela inervação de parte da cabeça, do tronco e dos membros superiores, a saber: 8 pares de nervos cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais,
1 coccígeo.
Gânglios Nervosos:
Um gânglio é um conjunto de pilhas de nervo encontradas no sistema nervoso periférico. As pilhas que são específicas a um gânglio são chamadas pilhas do gânglio. Contudo, o termo é usado às vezes para descrever as pilhas retinas do gânglio MENINGES