parasitologia Leishimania
1-Explique o ciclo biológico referente à Leishmaniose visceral americana.
R-O ciclo de vida das espécies é ligeiramente diferente, mas há pontos comuns. O ciclo do parasita pode ser descrito iniciando-se pela picada do inseto vetor infectado pela forma promastigota metacíclica (forma infectante) no hospedeiro vertebrado (homem/animal). As promastigotas são fagocitadas na derme por células dentríticas (macrófagos da pele) e no seu interior transformam-se em amastigotas. Elas são imunes aos ácidos e enzimas dos lisossomas,com os quais os macrófagos tentam digeri-las. Então, começam a multiplicar-se por divisão binária, até que as células repletas rompem-se e liberam as formas amastigotas para o meio tissular, invadindo mais macrófagos. As células parasitadas são ingeridas, pelos insetos transmissores, através do repasto sanguíneo. As formas amastigotas são liberadas no trato digestivo, demoram oito dias ou mais para se transformarem em promastigotas, multiplicam-se e na porção anterior do sistema digestivo se diferenciam em promastigotas metacíclicos, migrando depois para as probóscides. O ciclo completo no vetor ocorre em torno de 20 dias.
2-Quais são as alterações e sintomas causadas ao indivíduo com a leishmaniose visceral?
R- A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.
Sintomas:Febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.
3-Cite a epidemiologia e o tratamento da leishmaniose visceral.
R- Regiões: Nordeste, Sudeste e Norte
Tratamento: Os medicamentos são á base de antimônio,são no Brasil utilizados como primeira escolha na terapêutica da leishmaniose.
4-Defina a profilaxia e controle da leishmaniose