Parasito 2
NOME: Juliana Mendes RGM: 191.646
1) A doença de Chagas tem como agente etiológico, o Trypanosoma cruzi. Sobre esse parasito, analise as afirmativas abaixo.
1. o epimastigota habita o intestino médio do inseto vetor, migra para o intestino posterior e reto e diferencia-se em tripomastigostas metacíclicos, que são eliminados nas fezes e penetram na pele e mucosa dos hospedeiros vertebrados.
2. apresenta uma mitocôndria única que se estende por todo o corpo do parasito. Em determinada região, ocorre condensação do DNA, que forma uma estrutura conhecida como cinetoplasto.
3. os triatomíneos se infectam ao ingerir as formas tripomastigotas presentes na circulação do hospedeiro vertebrado durante o hematofagismo.
4. no hospedeiro invertebrado, são encontrados inicialmente formas arredondadas com flagelos circundando o corpo, denominada esferomastigotas. O correto está em
a) 1, 2 e 3, apenas.
b) 2, 3 e 4, apenas.
c) 1 e 4, apenas.
d) 1, 2, 3 e 4 (Correta)
2) Descreva sobre o agente etiológico dessa parasitose?
R= O Trypanossoma cruzi é parasito sanguineo , protozoário flagelado pertencente à seguinte classificação taxonômica:
Filo: Sarcomastigophora
Ordem: Kinetoplastida
Família: Trypanosomatidae
Gênero: Trypanosoma
Espécie: cruzi
Possui como reservatório: Além do homem, mamíferos domésticos e silvestres (gato, cão, porco doméstico, rato doméstico, macaco, tatu, gambá, morcego, etc. As aves e animais de sangue frio (lagarto, sapos, etc.) são refratários à infecção.
3) Descreva sobre o mecanismos de transmissão para o homem? R= A transmissão acontece pelas fezes do "barbeiro" depositadas sobre a pele da pessoa, enquanto o inseto suga o sangue. A picada provoca coceira, facilitando a entrada do tripanossomo no organismo, o que também pode ocorrer pela mucosa dos olhos, do nariz e da boca ou por feridas e cortes recentes na pele. Outros mecanismos de transmissão são a transfusão de sangue de doador