Parasitismo
Associação entre duas espécies onde uma (a parasita), vive as custas da outra (o hospedeiro), prejudicando a sua vida. No parasitismo, ao contrário do predatismo não há a morte imediata da espécie atacada (hospedeira), o que só acontece com o passar do tempo. Existem vários graus deste fenômeno. Dentre muitos podemos destacar a ação dos parasitoides. Eles são mais efetivos no seu ataque, levando o hospedeiro mais rapidamente a morte. Os parasitas e parasitoides ainda podem ser classificados quanto ao modo de infestação. Logo, os que agem externamente são denominados de ectoparasitas e ectoparasitoides. Já, os que agem dentro do corpo, são chamados endoparasitas e endoparasitoides. Exemplo de ação de parasitoides em lepidópteros.
O QUE SIGNIFICA?
Esclavagismo ou Sinfilia
Pode ser considerado uma forma de parasitismo, que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (ou da mesma espécie), que se beneficiam explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outros indivíduos
EXEMPLOS DE PARASITISMOS
Esclavagismo interespecífico Quando esse tipo de relação ocorre entre indivíduos de diferentes espécies de seres vivos. Exemplo: As formigas cuidam e protegem os pulgões para obter o açúcar deles; várias atividades de agropecuária praticadas pelo ser humano.
Esclavagismo intra-específico quando esse tipo de relação se desenvolve entre indivíduos da mesma espécie, exemplos: O leão "macho alfa" do bando é um esclavagista, porque se aproveita do trabalho das leoas. A hiena "matriarca" do bando é uma esclavagista, porque se aproveita do trabalho do bando.
Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados parasitas.
efeito de um parasita no hospedeiro pode ser mínimo, sem lhe afectar as funções vitais, como é o caso dos piolhos, até poder causar a sua morte, como é o caso de muitos vírus e bactérias patogénicas. Neste