Parasitismo
Endoparasitas e Ectoparasitas
O QUE É
PARASITISMO?
Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento.
Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano.
ENDOPARASITISMO
Parasita que vive dentro do seu hospedeiro, seja nos seus tecidos ou nas suas cavidades internas.
EXEMPLOS DE
ENDOPARASITISMO
Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros.
Exemplos: as tênias (solitárias) , a lombriga, o esquistossomo, etc.
TÊNIA
A teníase é uma doença causada pela forma adulta das tênias, Taenia solium, do porco e Taenia saginata, do boi). Muitas vezes, o paciente nem sabe que convive com o parasita em seu intestino delgado.
As tênias também são chamadas de "solitárias", porque, na maioria dos caso, o portador traz apenas um verme adulto.
O hospedeiro intermediário é o porco, animal que, por ser coprófago (que se alimenta de fezes), ingere os proglótides grávidos ou os ovos que foram liberados no meio. Dentro do intestino do animal, os embriões deixam a proteção dos ovos e, por meio de seis ganchos, perfuram a mucosa intestinal. Pela circulação sangüínea, alcançam os músculos e o fígado do porco, transformando-se em larvas denominadas cisticercos, que apresentam o escólex invaginado numa vesícula.
Quando o homem se alimenta de carne suína crua ou mal cozida contendo estes cisticercos, as vesículas são digeridas, liberando o escólex que se everte e fixa-se nas paredes intestinais através dos ganchos e ventosas.
O homem com tais características desenvolve a teníase, isto é, está com o helminte no estado adulto, e é o seu hospedeiro definitivo.
ECTOPARASITISMO
São designados por ectoparasitas os tipos de parasitas que se instalam fora do corpo do hospedeiro, como no caso de piolhos, ácaro vermelho, pulgas, carrapatos, sanguessugas e algumas espécies de lampreia.
EXEMPLOS DE
ECTOPARASITISMO
Ectoparasitas
são os que se localizam nas partes