Paralelo da economia nas cidade de Pirassununga-SP e Ribeirão Preto
Dados do FIESP
Como a indústria de RIBAIRÃO PRETO e CAMPINAS tem evoluído nos últimos anos
Paralelo entre as duas cidades paulistas
Segundo dados do IBGE, em 2011, a região de CAMPINAS tinha 2.335.617 habitantes (5,6% da população do estado de São Paulo) seu PIB per capita era de R$ 36.254, o 7º maior entre as 39 regiões do CIESP.
Segundo dados do IBGE, em 2011, a região de RIBEIRÃO PRETO tinha 1.358.741 habitantes (3,3% da população do estado de São Paulo) e um PIB per capita de R$ 25.917, o 17º maior entre as 39 regiões do CIESP.
Valor Adicionado Bruto por Setor da Economia em 2011 - DR de Campinas
O valor adicionado bruto da região, correspondente ao PIB menos os impostos líquidos de subsídios, era composto pela seguinte distribuição entre os setores. A soma de serviços e comércio era responsável por 66,7% do valor adicionado da região, ainda segundo dados do IBGE. A soma de indústria de transformação, indústria extrativa, serviços industriais de utilidade pública (SIUP) e construção era responsável por 32,1% do valor adicionado em 2011. A agropecuária, por sua vez, era responsável por uma parcela de 1,3% do valor adicionado da região, conforme gráfico abaixo.
RIBEIRÃO PRETO
O valor bruto da região, correspondente ao PIB menos os impostos era composto pela seguinte distribuição entre setores. A soma de serviços e comércio era responsável por 69,5% do valor da região. A soma de indústria de transformação, indústria extrativa, serviços industriais de utilidade pública (SIUP) e construção era responsável por 24,4% do valor adicionado em 2011. A agropecuária, por sua vez, era responsável por uma parcela de 6,1% do valor adicionado da região, conforme gráfico abaixo.
Percebemos que entre os setores que compõem o PIB a diferença é mínima das duas cidades, é pequena a variação de porcentagem, somente a agropecuária que tem uma participação maior no PIB na cidade de Ribeirão Preto.
Emprego Formal-Campinas
Segundo dados do