paralelo 38
Na coreia do norte, a influência comunista se tradizou pelo dominio soviético , a partir daí ,a peninsula coreana foi dividida pelo paralelo de 38 ao sul,temos um pais capitalista e com grande influência dos estados unidos.
Dois modelos de governos.
Na Coreia do Norte, anos atrás, foi criada uma ditadura comandada por Kim Il-Sung que durou até o ano de 1980, quando o poder passou às mãos de seu fi lho Kim Jong-Il. Assim o regime se tornou-se cada vez mais militarizado e com isso, a economia norte-coreana desandou. Considerada mais desenvolvida que seu vizinho do Sul até o começo da gestão Jong-Il, a Coreia do Norte vive em permanente crise econômica desde então.
No período da II Guerra Mundial, os coreanos lutaram com os chineses contra o domínio japonês, e a partir de 1943, na Conferência do Cairo , ficou estabelecido o apoio à independência da Coreia. No final da guerra, ocorreu a divisão desta Península, que se definiu em Yalta e Potsdan, pelo paralelo 38. Já no ano de 1947, formaram-se dois governos, apenas o do sul sendo reconhecido pela ONU. Já no ano seguinte constituíram-se em dois Estados autônomos: a República Popular Democrática da Coreia, localizada ao norte, com o sistema comunista e a República da Coreia, ao sul, com o sistema capitalista.
As divergências entre as duas coreias.
As duas Coreias conheceram momentos de crises esporádicas. Mesmo assim, os dois países aderiram à ONU em 1991, assinando tratados de desnuclearização. Desde 1998, entretanto, tornou-se fato notório que a Coreia do Norte desenvolvia tecnologia nuclear com fins militares.
Analistas do cenário internacional acham que, uma vez comprovada a capacidade do país de produzir armamento nuclear, o ditador Kim Jong-il usará seu arsenal como estratégia de negociação com os Estados Unidos.Assim, forçar um acordo e derrubar as sanções econômicas impostas a Pyongyang pela ONU em 2006, após a realização dos primeiros testes nucleares
A evolução da Coréia