parafusos e rebites
Alguns parafusos existentes e suas aplicações específicas.
- Parafuso sem porca – Utilizado onde não há espaço para acomodar uma porca, sendo o parafuso acomodado em um furo.
- Parafuso com porca – Também conhecido por parafuso passante. Faz uso de porca e arruelas para a fixação correta.
- Parafuso para pequenas montagens – Apresentam vários tipos de roscas e cabeças e são utilizados para metal, madeira e plásticos.
- Parafuso de chamada (também chamado de parafuso de reclamo) – O parafuso que serve para ajustar o retículo do óculo no objeto de mira, no óculo astronômico.
- Parafuso de pressão – Parafuso cujo fim é o aperto de uma peça ou objeto contra outro com força considerável devido à desmultiplicação do esforço que se consegue pelo parafuso.
- Parafuso diferencial – Parafuso tendo aberto no seu corpo duas roscas de passo diferente; o que faz quando o parafuso se move numa das porcas, que esteja fixa, deslocar a outra com uma amplitude de movimento diferente devido à desigualdade dos passos das roscas.
- Parafuso prisioneiro – Utilizado quando se necessita montar e desmontar parafuso sem porca a intervalos freqüentes.
- Parafuso Allen – É fabricado com aço de alta resistência à tração e submetido a um tratamento térmico após a conformação. Possui um furo hexagonal de aperto na cabeça, que é geralmente cilíndrica e recartilhada, para a utilização da chave Allen.
- Parafuso de fundação farpado ou dentado – São feitos de aço ou ferro e são utilizados para prender máquinas ou equipamentos ao concreto ou à alvenaria. Têm a cabeça trapezoidal delgada e áspera que, envolvida pelo concreto, assegurando uma excelente fixação. Seu corpo é arredondado e com dentes, os quais têm a função de melhorar a aderência do parafuso ao concreto.
- Parafuso auto-atarraxante – Possui rosca de passo largo em um corpo cônico e é fabricado em aço temperado. Pode ter ponta ou não e, às vezes,