Paradigmas
Aluno: Italo de Souza Santos
Disciplina: Linguagens de Programação Ano: 2011.1
Professor: Carlos Augusto de S. Almeida
Paradigma Imperativo versus Paradigma Declarativo
Introdução
Paradigma é a representação de um padrão que vai ser seguido, é um conhecimento que origina um estudo de um campo cientifico.
No Paradigma Imperativo é baseado no modo do funcionamento do computador, tem sua execução sequencial feita através de comandos e no armazenamento de dados que podem ser alterados. Entre ele existe o Paradigma Estruturado, Orientado a Objetos, Concorrente.
O Paradigma Declarativo possui um método muito preciso na descrição de um problema, sem se preocupar com qual linguagem vai ser usada para poder resolvê-lo. Existe também o Paradigma Funcional e Lógico.
Paradigma Imperativo (PI)
O Paradigma Imperativo foi o primeiro que surgiu na história dos computadores, foi através da Linguagem de Programação Fortran que ele surgiu, e até hoje é um dos mais utilizados.
Foi o paradigma que sofreu mais alterações pois ele era feito de forma não estruturada, mas com o passar do tempo foi necessário fazer uma estruturação que foi feito pelo o criador da linguagem Pascal. Consiste na criação de sistemas feitos através de comandos ou instruções imperativas, e possui como linguagens representantes Fortran e Cobol.
É baseado pelo conceito de comandos e atualizações de variáveis. Já que os programas são feitos para modelar processos e objetos do mundo real, e os objetos possuem estados que podem variar com o tempo, as variáveis modelam esses objetos.
Classifica pela linguagem estruturada que são as linguagens que incorporam os blocos de estrutura dos tipos de decisão e repetição. E pela linguagem não estruturada que não é permitido os blocos de estrutura.
2.1. Estruturado
O paradigma estruturado recomenda que todos os programas possíveis podem ser reduzido para apenas três estruturas: sequencia,