Administração financeira
Tema: Explique a relação entre risco e retorno e demonstre como os dois indicadores podem influenciar na decisão de investimento.
Título: Explique a relação existente entre risco e retorno e demonstre como os dois indicadores podem influenciar na decisão de investimento.
Objetivo: O presente trabalho tem por objetivo a conclusão da disciplina de Administração Financeira, matéria exigida para a obtenção do título de administrador da Universidade Castelo Branco.
Justificativa: Risco e retorno são a base a qual se tomam decisões racionais sobre investimentos. De modo geral, risco é uma medida da volatilidade ou incerteza dos retornos, e retornos são receitas esperadas ou fluxo de caixa previstos de qualquer investimento.
Introdução: O risco ocorre quando quem toma as decisões da aplicação de um ativo pode estimar as probabilidades relativas a vários resultados. O retorno tem a possibilidade de perda. Quanto mais certo for o retorno de um ativo ou de uma carteira de ativos, menor sua variabilidade e, portanto, menor seu risco.
Desenvolvimento: O risco é definido em finanças como a probabilidade de receber o retorno de um investimento, muito diferente do retorno esperado.
O retorno sobre o investimento deve ser proporcional ao risco envolvido. Risco é uma medida da volatilidade dos retornos e dos resultados futuros.
Considerações Finais: O risco é o grau de incerteza associado a um investimento. Quanto maior a volatilidade dos retornos de um investimento, maior será o seu risco. Quando dois projetos tem o mesmo retorno esperado, escolhe-se aquele de menor risco. Outro fator que aumenta o risco é o prazo. O dinheiro hoje vale mais para o investidor do que no futuro. Quando um investidor empresta dinheiro, sempre existe o risco ou a incerteza de o empréstimo não ser pago. Os aplicadores devem ser recompensados adequadamente, para que assumam o risco de aplicar o dinheiro que tem em caixa.
Referências: Administração