paradigmas
PROPRIEDADES DESEJÁVEIS
EM LINGUAGENS DE
PROGRAMAÇÃO
CRISE DE SOFTWARE
¢ A
partir da chamada crise de software, o aproveitamento do tempo do programador se tornou um conceito central no processo de desenvolvimento de software. Por este motivo as linguagens de programação devem oferecer um ambiente amigável e apresentar características
(propriedades) que otimizem o trabalho dos programadores. A seguir são apresentadas algumas das principais propriedades desejáveis em uma linguagem de programação.
PROPRIEDADES
¢ Legibilidade
¢ Redigibilidade
¢ Confiabilidade
¢ Eficiência
¢ Facilidade
de aprendizado
¢ Ortogonalidade
¢ Reusabilidade
¢ Modificabilidade
¢ Portabilidade
LEGIBILIDADE
LEGIBILIDADE
¢ Diz
respeito à facilidade para se ler e entender um programa. Quanto mais fácil for seguir as instruções de um programa, mais fácil será entender o que está sendo feito e também descobrir erros de programação.
¢ Por
exemplo, linguagens que requerem o uso extensivo de goto(comando que leva o fluxo de execução para uma linha e coluna especificada) normalmente reduzem a legibilidade dos programas porque permitem a ocorrência da chamada programação “macarrônica” ou nãoestruturada.
LEGIBILIDADE
¢ Nesse
tipo de programação, os programas possuem fluxo de controle que não obedecem a padrões regulares. Ficando difícil acompanhar e entender o que eles fazem.
¢ Programas
nas versões antigas de FORTRAN E
BASIC, por exemplo, tendiam a ser mal estruturados porque essas versões requeriam o uso de goto para implementar as estruturas de seleção e repetição.
LEGIBILIDADE
¢ O
uso de um mesmo vocábulo da LP para denotar diferentes comportamentos dependendo do contexto que é usado também é prejudicial á legibilidade. ¢ Por
exemplo, o vocábulo this pode ser usado em
JAVA tanto para referenciar um objeto quanto
para