paradigmas
Do
Vale do Silício
Computação Gráfica
Uninassau - Unidade: JK - Dantas Barreto.
Curso: Técnico em Informática
Disciplina: Lógica de Programação
Profº: Renato Nascimento
Turno: ME Sala: 305
Alunas: Renata Pedrosa Starpp – Matrícula: 01106416 Amanda Karla
Recife, 12 de Novembro de 2013.
Paradigmas de Programação
Um paradigma é o que determina o ponto de vista da realidade e como se atua sobre ela, os quais são classificados quanto ao seu conceito de base, podendo ser: Imperativo, funcional, lógico, orientado a objetos e estruturado. Cada qual determina uma forma particular de abordar os problemas e de formular respectivas soluções. Além disso, uma linguagem de programação pode combinar dois ou mais paradigmas para potencializar as análises e soluções. Deste modo, cabe ao programador escolher o paradigma mais adequado para analisar e resolver cada problema.
Paradigma Estruturado
Este paradigma preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: seqüência, decisão e iteração. Tendo, na prática, sido transformada na Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as sub-rotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de software entre a programação linear e a programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é marcantemente influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela.
Linguagens:
C;
Basic;
Pascal;
Cobol;
Paradigma Orientado a Objetos
A programação Orientada a Objetos é baseada na composição e interação de diversas unidades de softwares denominados objetos. O funcionamento de um software orientado a objetos se dá através do relacionamento e troca de mensagens