Paradigmas Aula01
Aula 1
Prof. Thiago Rizzo
Motivos para Estudar os Conceitos de Linguagens de Programação
●
Aumento da capacidade de expressar idéias: Acredita-se que a profundidade de nossa capacidade intelectual seja influenciada pelo poder expressivo da linguagem em que comunicamos nossos pensamentos. Os que possuem uma compreensão limitada da linguagem natural são limitados na complexidade de expressar seus pensamentos, especialmente em termos de profundidade de abstração. Em outras palavras, é difícil para as pessoas conceberem estruturas que não podem descrever, verbalmente ou por escrito.
Programadores inscritos no processo de desenvolver softwares vêem-se similarmente embaraçados. A linguagem na qual desenvolvem o software impõe limites quanto aos tipos de estruturas de controle, de estruturas de dados e de abstrações que eles podem usar.
Desta forma, as formas de algoritmos possíveis de serem construídas também são limitadas. O conhecimento de uma variedade mais ampla de recursos de linguagens de programação reduz essas limitações no desenvolvimento de software. Os programadores podem aumentar a variedade de seus processos intelectuais de desenvolvimento de software aprendendo novas construções de linguagem.
Pode-se argumentar que aprender as capacidades de outras linguagens não ajudará um programador obrigado a usar uma linguagem sem essas capacidades. Esse argumenta não se sustenta, porém, porque frequentemente as facilidades da linguagem podem ser simuladas em outras linguagens que não suportam esses recursos diretamente.
Por exemplo, depois de ter aprendido as funções de manipulação de matrizes do FORTRAN
90 (ANSI, 1992), um programador C++ (Stroustrup, 1997), seria levado naturalmente a construir subprogramas para oferecer essas operações.
O estudo dos conceitos das linguagens de programação forma uma apreciação dos recursos valiosos da linguagem e encoraja os programadores a usá-los.
O fato de muitos recursos das várias linguagens poderem