Jesus o líder 1
HÁ MAIS DE 2000 ANOS
Sergio Motta
Há quase 2.000 anos, bilhões de pessoas seguem os ensinamentos de Cristo. Alguns discípulos são antigos; outros, muito recentes, mas todos com o mesmo fervor. Qual o segredo deste líder que parece permanecer atual à medida que o tempo passa? Quais são os seus ensinamentos?
Jesus reunia qualidades que o caracterizavam como um líder autêntico, conquistadas ao longo de um processo gradativo. O caminho para inspirar e transmitir segurança passa pelas atitudes do dia-a-dia. Por isso, a liderança é o patamar mais próximo da auto-realização. Essa é uma tarefa cheia de perigos e escolhas difíceis, mas oferece grandes recompensas. Jesus foi um líder visionário, ousado, às vezes frágil, mas sempre corajoso, determinado, confiável, solidário, enérgico quando necessário, e, acima de tudo, carismático e exemplar. Enfim, ele foi à síntese do que existe de divino em ser humano. A seguir, apresento os 10 mandamentos da Liderança segundo Jesus Cristo, baseados nas características humanas de Cristo.
1) COMPREENSIVO
Jesus confiava e acreditava em seu grupo, oferecendo-lhe a chance de aprender com o erro. Incentivava os discípulos a tentarem sempre de novo. A principal lição de Jesus é que não se pode julgar os outros com severidade, porque, do mesmo modo que julgar, o indivíduo será julgado. Quem não é compreensivo acaba sendo objeto de incompreensão. Jesus perdoava ao constatar o arrependimento sincero pelos erros cometidos. Nunca deixava de dizer a seus seguidores o quanto eles eram importantes e sabia adequar o tipo de reconhecimento àquele que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter consciência de que a maior necessidade emocional de uma pessoa é se sentir valorizada. Só é respeitado quem for capaz de desenvolver a auto-estima, fundamental para a busca do auto-conhecimento.
Jesus deixou claro que mais difícil do que perdoar é conscientizar-se do erro e assumi-lo, porque isso significa reconhecer que é preciso