Paradigma
Professora: Andrea
Disciplina: Psicologia
Aluna: Vanessa F. Fernandes Atividades: Paradigmas
Paradigmas nada mais são que mudanças em nossa vidas que podemos optar em segui ou não, ou ate mesmo mudar os conceitos, é a maneira como as pessoas em conjunto vêm um fato, entendem um fenômeno, criam uma crença. Quebrar paradigmas significa, portanto, mudar uma crença disseminada, contrariar o “senso comum”.
Hoje em dia, “quebrar paradigmas” virou uma espécie de moda, de atividade. No entanto, devemos lembrar que paradigmas sempre existem e que quando se abandona um se cria outro. Não nos livramos de paradigmas, apenas os substituímos.
Tanto nas ciências naturais como nas ciências humanas existem paradigmas, e os mesmos podem ser igualmente quebrados e modificados. A diferença, é que nas naturais isso não modifica os fatos, enquanto nas humanas, sim. Uma mudança de paradigma interfere no fato. Se pensarmos que podemos, podemos, se pensamos que não podemos, não podemos. É nisso que reside a responsabilidade de quebrarmos paradigmas, pois mudamos o comportamento através da mudança do pensamento. Com sua capacidade infinita de criar e renovar-se, o Homem tem o poder de mudar a si mesmo e ao mundo que o rodeia.
Se, por um lado a sociedade cria paradigmas através do inconsciente coletivo, por outro cada pessoa também cria paradigmas a seu próprio respeito, a auto - apreciação é fundamental para uma convivência saudável da pessoa com ela mesma. Uma permanente verificação de sua escala de valores, e da definição de seus limites e de seus alcances, atualiza a consciência da pessoa.
O Homem quebra paradigmas rígidos também para crescer, romper crenças é um trabalho ás vezes doloroso, porque significa sairmos da nossa zona de conforto e ir em busca do desconhecido. Mas fazer isso nos torna tão mais maduros e livres, que vale a pena experimentar e estar sempre disposto a rever nossas verdades, nossas crenças, nossos paradigmas.