Paradigma de vendas
Rafael Deretti
Administração – Mkt
Paradigma de vendas
Vendedor nato ou vendedor técnico, penso que na verdade devemos equilibrar as duas coisas, pois devemos ter a capacidade de influências as pessoas e também conhecer bem nosso negócio e nosso produto.
Não basta apenas entendermos dos nossos produtos de todos os dados técnicos, sendo que não sabemos lidar com as pessoas, não conseguimos convencer nossos possíveis futuros clientes de que ele precisa de nosso produto ou de que ele terá sucesso colocando nossa linha em sua loja.
Mas também é preciso entender de nosso produto, empresa e de nosso futuro cliente, pois devemos estar preparados para qualquer situação ou pergunta, imagine a cara do vendedor a ser perguntado algo simples e não dar a resposta logo em seguida ao seu cliente.
Acredito que seja difícil um vendedor ser bom nessas duas coisas, se for seria um excelente vendedor, mas já que a realidade é sempre outra, devemos sempre usar nossos pontos fortes a favor de nosso marketing pessoal, puxando sempre para o nosso lado da moeda, como iremos lidar com o cliente.
Venda transacional e venda consultiva, vendas transacionais são aquelas que o nosso cliente já sabe o que quer, e se sua escolha é baseada em menores preços, geralmente feita por grandes comércios e lojas de varejo.
Na venda consultiva o cliente opta por pagar mais caro, para ter um produto de maior qualidade, esse tipo de cliente vai querer sempre uma atenção maior do vendedor e muitas vezes não sabe exatamente o que precisa e o que é melhor para a empresa.
Sobre vendas e marketing, deixei por ultimo por acreditar ser um assunto delicado e de uma abrangência enorme, vendas e marketing deveriam caminhar juntas uma dando assessoria a outra, marketing identificando nossos clientes e efetuando as pesquisas necessárias para dar sempre o apoio a vendas, e o setor de vendas efetuando as mesmas e atendendo as expectativas do marketing.
Por exemplo em determinadas