Para O Ex Ministro Delfim Netto Ajuste N O Produz Crescimento 04 12 2014 Mercado Folha De S
1 de 3
http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.fo...
Para o ex-ministro Delfim Netto, ajuste não produz crescimento
MARIANA CARNEIRO
DE SÃO PAULO
04/12/2014 02h00
A arrumação das contas do governo, prometida pela nova equipe econômica, não é suficiente para devolver o crescimento ao país.
Na avaliação do ex-ministro Delfim Netto, que comandou a economia nos anos 60 e 70, o aumento da taxa de juros para conter a inflação, hoje em 6,5% ao ano, também não é capaz de produzir sozinho o sucesso econômico medido pela expansão do PIB.
Para Delfim, é preciso "reacordar o espírito animal" dos empresários com um programa transparente do que será feito nos próximos dois anos.
"Essa ideia de que é possível produzir crescimento simplesmente elevando juros e cortando despesas não funciona em lugar nenhum do mundo", disse o ex-ministro em evento do Corecon (Conselho Regional de Economia).
Eduardo Knapp/Folhapress
06/12/2014 03:16
Para o ex-ministro Delfim Netto, ajuste não produz crescimento - 04/12...
2 de 3
http://tools.folha.com.br/print?site=emcimadahora&url=http://www1.fo...
O economista Delfim Netto durante entrevista em seu escritório em São Paulo
Delfim recomendou duas iniciativas imediatas ao governo, que poderiam ser lançadas já no primeiro trimestre de 2015: a simplificação do ICMS e o afrouxamento das negociações trabalhistas. Em suas estimativas, a complexidade do ICMS esconde cerca de 0,5 ponto percentual do
PIB. Já a permissão à livre negociação entre patrões e empregados, sugestão da CUT
(Central Única dos Trabalhadores), tem potencial de reduzir o passivo trabalhista das empresas. INDÚSTRIA
Delfim alertou que, sem crescimento, o próprio ajuste fiscal fica comprometido, porque as receitas de impostos minguam. Mas defendeu a arrumação das contas do governo, citando o controle dos gastos com seguro-desemprego e pensões.
"O seguro-desemprego é um escândalo. É