Para Se Falar De Qualidade De Vida No Trabalho
Já trabalho deriva da palavra tripalium que era um instrumento de tortura e somente com o passar do tempo deu lugar ao trabalho como fonte de realização pessoal e social e hoje como meio de dignificação da pessoa.
Atualmente as empresas cada vez mais preocupadas com a produtividade e focadas em resultados é essencial um engajamento coletivo dos setores da empresa e acima de tudo do recurso humano disponível, mas nem sempre as empresas estão dando condições ou demonstrando preocupações com a qualidade de vida aos seus funcionários, a fim de possibilitar uma melhora no desenvolvimento da qualidade de vida.
Limongi-França (2004, p. 42) afirma que há uma “íntima correlação entre melhoria da Qualidade de Vida das Pessoas e Estilo da vida dentro e fora da organização” e que essa melhoria “causará impacto na excelência e na produtividade dos indivíduos em seu trabalho”. Questões como o vínculo e a estrutura da vida pessoal, a família, atividades de lazer e esporte, hábitos de vida, expectativa de vida, cuidados com a saúde, alimentação, combate à vida sedentária, grupos de afinidades e apoio, passam a ser desencadeadores de Qualidade de Vida no Trabalho, os quais se encontram presentes no tempo livre das pessoas.
Portanto a realidade mostra que as empresas devem sim criar e desenvolver programas de qualidade de vida associadas ao trabalho. Senão com ações diretas e próprias, que sejam através de estímulos a busca da melhoria.
Percebe-se que empresas que já atuam com ações voltadas a essa temática, com acompanhamento e desenvolvimento da qualidade de vida,