para raios
Aterramento página
Introdução --------------------------------------------------------------- 02
Tipos de Aterramento --------------------------------------------- 03 – 04
Classificação do Aterramento ------------------------------------- 05
Conclusão --------------------------------------------------------------- 06
Para raio
Introdução -------------------------------------------------------------- 07
Tipos de Para Raios ----------------------------------------------- 08 – 09
Conclusão -------------------------------------------------------------- 10
Bibliografia -------------------------------------------------------------- 11
Sistema de Aterramento
Para que um sistema de energia elétrica opere corretamente com uma adequada continuidade de serviço, com um desempenho seguro do sistema de proteção, é necessário que quesito aterramento tenha sua devida atenção. O aterramento elétrico tem três funções principais, que são: _ Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização, de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas; _ “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra; _ Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (fusíveis, disjuntores, etc.), através da corrente desviada para a terra.
Como a função do aterramento é descarregar para a terra corrente elétrica de falta de um aparelho, o valor da resistência de terra deve ser baixo, para que esta corrente de falta possa facilmente circular para a terra circunvizinha, evitando assim, choques elétricos e outras consequências ao equipamento e seu operador. Daí a importância de se conhecer os métodos de medição de resistência de terra.
O que é um aterramento em Instalações Elétricas? Em termos de segurança, devem ser aterradas todas as partes metálicas que possam eventualmente ter contato com partes energizadas. Assim, um contato acidental de