Para Raios
Conceito
Um para raios é uma haste de metal, comumente de cobre ou alumínio, destinado a dar proteção aos edifícios atraindo as descargas elétricas atmosféricas, raios, para as suas pontas e desviando-as para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica. Como o raio tende a atingir o ponto mais alto de uma área, o para-raios é instalado no topo do prédio. Analogamente os para raios são como os telhados das casas que conduzem a agua para as calhas que por sua vez também as conduz para os esgotos para evitar inundações, protegendo dessa forma os objetos e pessoas dento do local.
Invenção
A fim de provar que os raios são descargas elétricas da natureza, o americano Benjamin Franklin procedeu a uma experiência famosa, com base na qual inventou o seu pararraios, no século XVIII. Durante uma tempestade, empinou uma pipa e constatou o poder das pontas de atrair raios ao observar as faíscas que se produziam nas chaves atadas à ponta do cordel em suas mãos e imaginando uma utilidade prática desenvolveu o pararraios.
Como instalar os para raios
Em primeiro lugar, entre em contato com uma empresa especializada ou profissional de sua confiança e solicite um levantamento no local do seu imovel. Peça proposta comercial que lhe dê opção entre os materiais que podem ser utilizados, pois eles influenciarão no prazo de manutenção e no preço da instalação.
Assim que for concluída a instalação dos para raios, acompanhe pessoalmente a leitura dos aterramentos, e solicite os seguintes documentos: Laudo assinado pelo engenheiro responsável, cópia da carteira do C.R.E.A deste profissional e A.R.T recolhida.
Quais os tipos de para raios existentes ?
Os para raios podem ser:
Gaiola de Faraday: É a designação pela qual se tornou conhecida uma experiência efectuada por Michael Faraday, em 1836, para demonstrar que uma superfície condutora electrificada possui um campo eléctrico nulo no seu interior. Isso acontece