Para que a história da educação
A história da educação é um instrumento muito importante na nossa vida. Além de promover a consciência crítica contribui também na formação de um professor crítico e reflexivo, dando a ele o conhecimento e a capacidade de estabelecer entre eles a realidade educativa. O método educativo na historia da educação estão bastante avançadas nas técnicas e na teoria, pois trazendo consigo o peso e as contribuições do passado a procura de definir memórias e tradições e isso contribuem nas descobertas e criações de novos valores para nova tradição.
Apesar de alguns estudos históricos enfatizarem uma abordagem ocidental da história da educação e consequentemente partindo sempre do estudo das civilizações gregas, as contribuições que denominamos civilizações orientais a cultura construída pela civilização foi: Egito, Mesopotâmia, Índia, China e Hebreus.
Egito: Na história da educação no Egito não funcionavam nas escolas mais sim em tempos e em casas. Os mestres sentavam em uma esteira e os alunos ao redor deles, os textos eram aprendidos mediante a repetição, método mnemônico para que o aluno aprenda.
Mesopotâmia: Na história da educação da mesopotâmia foram criadas escolas públicas com intenção de por valores dos povos conservadores. Foram denominadas universidades platina da Babilônia onde destacavam a cultura da poderosa classe sarcedotal depositaria do saber encarregado da educação.
Índia: Na história da educação da índia o aprendizado era mnemônico, os estudos tinham fundo religioso e moral. Onde os textos sagrados com aulas ao ar livre.
China: Na história da educação da china era conservadora para artesões e camponeses, pois eram os mandarins, autos funcionários dos estados que tinham acesso as escolas especializadas.
Hebreus: Na história da educação dos hebreus a educação das crianças e hebreus valorizava significamente o papel da família e escola onde se interresavam pela escrita e aritmética, importância do ofício e a