Para que a história da educação?
Para que estudar História da Educação na pedagogia?
Sabemos que o significado da palavra história é fatos ocorridos no passado, através de acontecimentos e atividades do ser humano.
A História da Educação permite trazer, ideias, conceitos e, um crescimento significativo para a educação de hoje, pois estudar o passado é o mesmo que, analisar de vários ângulos um assunto a ser debatido, é compreender mudanças.
Educação não é somente vista em um ambiente escolar, mas também está relacionada com a sociedade, em cada cultura vivida, com o tipo de religião. Entretanto a História da Educação oferece ao futuro pedagogo uma forma diferente de pensar e visualizar, em questão ao ensino atual.
Nos dias atuais, vive-se um frenesi em questão ao modernismo, e a tecnologia, e com isso passamos a esquecer de nossas raízes, de onde viemos, e de qual forma fomos educados. Pois revendo o passado, podemos buscar soluções de muitos problemas que vem de geração em geração, ou pelo contrário, buscar solução no passado de um problema que se generalizou nos dias atuais.
Paulo Freire foi um educador que contribui para a História da Educacional, para ele, “o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma descoberta criadoura, com cobertura ao risco e aventura do ser, pois ensinando se aprende, e aprendendo se ensina”, como futuros pedagogos deveram pensar o mesmo, que somos capazes de aprender com o passado, ensinar no presente, e fazer história no futuro.
Sendo assim, é essencial relembrar a educação em cada período de sua história, para que se possa aprender e dar sentido ao trabalho educacional atual.
Enfim, investigar o passado da educação, é refletir alguns conceitos antigos para criar novas teorias e novos valores, e aplicá-los no trabalho educacional que exerceremos no