Para que seu projeto de franquia de certo
Para seu projeto de franquia dar certo A projeção para 2012 é tão promissora quanto os resultados de 2011: o número de redes franqueadas deve aumentar 15%. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que mais de 1.800 empresas fazem parte do sistema de franquias e comercializam sua marca no Brasil.
Essa é a escolha de muitos empreendedores que querem crescer: apostar em um modelo de sucesso. Mas será que comprar uma franquia é a certeza de bons negócios?
Apesar de o modelo de franchising estar em franca expansão no país e no mundo, a abertura de um negócio não é garantia de lucro. Se, por um lado, os empreendedores veem nas franquias a chance de investir de forma mais segura do que em um negócio próprio, por outro, as redes podem variar bastante quanto ao modo de funcionamento e relacionamento com os franqueados.
Especialistas afirmam que, apesar de terem um modelo pronto e formatado, algumas franquias podem dar mais certo do que outras de empreendedor para empreendedor. Entre os fatores decisivos, está o perfil do dono e sua afinidade com o negócio.
Para orientar quem deseja ter sucesso neste setor, a Revista Bares & Restaurantes conversou com os especialistas Paulo Ancona Lopez, da Vecchi Ancona, consultoria especializada em franquias; Maria Cristina Franco, vice-presidente da ABF. Eles destacaram cinco quesitos importantes para fazer o seu projeto de franquia dar certo: Tenha afinidade com o negócio * Quem decide adquirir uma franquia, em geral, deve identificar-se diretamente com o tipo de negócio escolhido. Na maioria das vezes, é aquele em que o interessado tem o hábito de consumo. * Verifique se você possui o perfil de franqueado que aquela marca precisa, inclusive o financeiro, ou seja ter capital de giro para suportar o começo, por exemplo, e ser um profissional compatível com as necessidades de gestão daquela franquia. * Se não gostar de se relacionar com