Para PB Psicologia Ci Ncia E Profiss O
1- Psicanálise – Com está teoria, Freud possibilitou o entendimento do funcionamento da vida psíquica e com a prática profissional, interpretando o que está oculto por trás dos sonhos, delírios e imaginações.
Com a psicanálise é possível entender os fenômenos sociais relevantes da sociedade em que vivemos, como as consequências do mundo contemporâneo e da globalização, levando ao sofrimento, individualismo, violência, entre outros problemas dos tempos modernos.
2- Freud – Pai da Psicanálise, Freud criou a teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico ajudando a entender a estrutura e funcionamento da personalidade e aos três sistemas: inconsciente (conteúdos reprimidos), pré-consciente (conteúdos acessíveis) e consciente (percepção do mundo exterior, atenção e raciocínio).
Outro avanço surgido com as pesquisas de Freud foi a descoberta da sexualidade infantil, analisando as diferentes fases do desenvolvimento sexual: fase oral, faze anal, fase fálica e fase genital, além de ter destacado o Complexo de Édipo. “No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino, e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado”.
3- Behaviorismo – Termo inaugurado em 1913, pelo americano John B. Watson. A defesa do pesquisador contribuiu para o desenvolvimento da Psicologia como uma ciência, definindo o objeto de estudo (Comportamento) que poderia ser observado, medido e experimentado. Watson tentava prever e controlar o comportamento humano, afirmando que os estímulos determinavam respostas nos organismos, o que ocorria graças aos ajustes ambientais de hereditariedade e formação de hábitos. “O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações)”. Por se fazer parte do ambiente, o homem é visto como o produto e produtor das interações.
4- Tipos de Conhecimento (Metodologia)
5- História da Psicologia (História da Psicologia)