A Import Ncia Do Brincar Na Educa O Infantil
Brincadeira é coisa séria, brincando a criança se expressa ,interage, aprende a lidar com o mundo que a cerca e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano; desta maneira percebe-se a importância do brincar como forma da criança desenvolver suas habilidades de criação, de relacionar-se e de interagir.
O brincar está presente em diferentes tempos e lugares de acordo com o contexto histórico e social que a criança está inserida. A brincadeira é recriada com o seu poder de imaginação e criação. O brincar é natural na vida da criança, é algo que faz parte do seu cotidiano e se define como espontâneo, prazeroso e sem compromisso.
O brincar é universal, está na historia da humanidade ao longo dos tempos, faz parte da cultura de um país, de um povo.
Na sociedade primitiva, as crianças aprendiam por meio de imitação nas atividades cotidianas. A educação das crianças era importante, pois transmitiam a experiência adquirida por gerações passadas e acontecia através da prática. Por exemplo: para aprender a nadar a criança nadava e para utilizar o arco, caçava.
Almeida (2003) retrata que nesse contexto, a cultura era educativa, caracterizada pelos jogos, que representava a sobrevivência. Sendo assim, o ato de brincar oferecia a inserção dos papeis sociais, possibilitando o aprendizado das regras na vida diária.
Pensar a importância do brincar nos remete as mais diversas abordagens existentes, tais como cultural, que analisa o jogo como expressão da cultura, especificamente a infantil; a educacional que analisa a contribuição do jogo para educação, desenvolvimento e/ ou aprendizagem da criança e a psicológica que vê o jogo como uma forma de compreender melhor da psique, enfim, das emoções, da personalidade dos indivíduos.
As situações de brincadeiras possibilitam, também, as crianças, o encontro com seus pares, fazendo com que interajam socialmente, quer seja no espaço escolar ou não. No grupo descobrem que não são