para onde vai a educação
1- Novos Tempos
Partindo dopressuposto que a educação só pode ser compreendida em determinado contexto histórico, torna-se evidente a atenção aos novos rumos a serem perseguidos daqui em diante, considerada a especificidade dasmudanças ocorridas a partir da segunda metade do século XX. É preciso detectar com urgência os sintomas do mundo que emerge, como exemplo:
• Outro estilo de vida Ênfase na ciência e na tecnologia quemudou rapidamente usos e costumes, aproximando os povos e alternando a maneira de pensar e trabalhar. No âmbito dos negócios, essas facilidades desencadearam a globalização da economia;Modificações no trabalho: atividades mecânicas e repetitivas se tornaram função das máquinas, é preciso formar um trabalhador polivalente, com capacidade de iniciativa e adaptação rápida às mudanças. Aumento dodesemprego. Na comunicação percebemos um aumento da cultura de informação, com todas suas vantagens e prejuízos. Ampliação dos horizontes, ajuda a superar estereótipos... por outro lado podedescaracterizar culturas tradicionais, alienar, massificar, quando predomina o consumo passivo da informação sem crítica. A explosão demográfica e a crescente urbanização também afetam nos estilos de vida. Agrande massa urbana se amontoa para assistir jogos esportivos, espetáculos de música... no extremo oposto dessas aglomerações, os indivíduos atomizados em suas casas recebem de forma solitária asinformações divulgadas pela mídia. Os acontecimentos descritos recebidos desta forma (pela mídia) alterou de modo contundente as maneiras de pensar, sentir e agir.
2- O paradigma da modernidade Umparadigma é um modelo, um conjunto de idéias e valores capaz de situar os membros de uma comunidade em determinado contexto, a fim de possibilitar a compreensão da realidade e a atuação a partir de...