Para Evitar Estes Tipos De Falha Devem Ser Considerados Crit Rios De Projeto Baseados Em Resist Ncia
Alguns elementos podem estar submetidos a cargas compressivas, e se esses elementos forem longos ou esbeltos, o carregamento pode ser suficientemente elevado para causar uma instabilidade lateral.
A carga que define a transição entre o equilíbrio estável e o equilíbrio instável é a chamada carga crítica Pcr. A perda de estabilidade do equilíbrio é chamada de flambagem, de modo que também chamamos Pcr de carga crítica de flambagem.
P
PRovaaaaaa
A carga crítica é independente da resistência do material. Ela depende apenas das dimensões da coluna e da rigidez do material ou módulo de elasticidade E
Por esta razão, considerando-se que a flambagem ocorra no regime elástico do material, as colunas feitas, por exemplo, de aço de alta resistência não apresentam vantagem em relação aquelas feitas de aço de baixa resistência, uma vez que o módulo de elasticidade é aproximadamente o mesmo para ambos os aços.
A capacidade de uma coluna suportar uma carga aumenta com o aumento do momento de inércia da seção transversal. Assim, as colunas eficientes são projetadas de forma que a maior parte da área da seção transversal seja afastada, tanto quanto possível, de seus eixos principais centroidais. Esta é a razão pela qual as seções tubulares são mais econômicas que as seções maciças. É também importante lembrarmos que uma coluna flambará relativamente ao eixo principal da seção transversal com o menor momento de inércia (eixo mais fraco).
Assim, do ponto de vista geométrico, os tubos circulares são excelentes colunas.
1 Um material com maior módulo de elasticidade E, provoca um aumento direto na capacidade de carga de flambagem elástica de um elemento. Essa propriedade, que representa a rigidez mecânica do material, atua diretamente nas equações de tensão e carga crítica de flambagem;
2 A carga de flambagem é inversamente