paquimetro
-Objetivo
-Introdução teórica
-Material Utilizado
-Procedimento experimental
-Discussão e conclusão
-Bibliografia
Introdução
- Existem instrumentos para medidas com resolução da ordem de 0,01 mm ou até 0,001mm, como os paquímetros e os micrômetros que serão utilizados neste experimento. Nas medidas diretas das dimensões, haverá vários fatores afetando as medições realizadas e que irão contribuir para o cálculo das incertezas associadas aos valores medidos: defeitos na fabricação das peças (prevenindo que sejam formas geométricas perfeitas); limitações dos instrumentos (resolução finita, linearidade, ruídos, etc...); dificuldades associadas ao método de medida; variações obtidas na repetição de uma mesma medida, seja ela efetuada por um mesmo operador ou por vários; erros sistemáticos que afetam todas as medidas (por exemplo, devido ao fato de um instrumento estar desajustado). Neste experimento serão analisadas e estimadas estas incertezas, classificadas entre incertezas do tipo A (estatísticas) e do tipo B (não estatísticas) que serão utilizadas para o cálculo da incerteza combinada de cada medida.Muitas vezes, a medida desejada é feita de forma indireta, a partir de medidas diretas.
Objetivos
1. Fazer a medição do comprimento, diâmetro, altura de alguns objetos através de instrumentos usados no laboratório como o paquímetro e do micrômetro e balança;
2. Aplicar a teoria de erros sobre as medições feitas a partir desses mesmos objetos;
3. Determinação do volume para posterior cálculo das densidades de cada um dos objetos usados para as medições.
Introdução teórica
No presente relatório, abordaremos passo a passo de cada experiência realizada no laboratório de física relativamente a medições de objetos para efeitos de cálculo de erros, volume e densidade dos objetos em causa. (Cubos de alumínio)
Materiais utilizados e descrição
1 paquímetro
1 micrômetro
3 corpos de prova de alumínio.
1 Balança digital
Micrômetro:
O