Papper
Maico Jones Ferreira dos Santos
Professora - Maria do Socorro Araujo Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (LED0135) – Prática do Módulo I
11/03/1983
RESUMO
Na educação brasileira existem difíceis entendimentos na sua historia, ao começar com os jesuítas eles não trouxeram somente a moral, os costumes e a religiosidade; trouxeram também os métodos pedagógicos.
Dedicaram-se a pregação da fé católica e ao trabalho educativo; este modelo de educação teve duração 1579 a 1759; em 1760 com a expulsão dos jesuítas do Brasil pouca coisa restou da educação do Brasil.
Por todo o Império, incluindo D.joao VI, D. Pedro I e D.Pedro II pouco se fez pela educação brasileira prova disso, nossa primeira Universidade só surgiu em 1934.
Palavraschave: Educação. Jesuítas. Escolas.
INTRODUÇÃO
A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas. A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do Novo Mundo. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu. Este método funcionou absoluto durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existiaalguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentou-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo. Na verdade