Paper
Leizimara Dorneles Lopes
Prof.Aírton Júlio Reiter
Prof.Elisabeth Penzlien Tafner
Prof.Célio Antonio Sardagna
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/Bacharelado (ADG0361) – Comunicação e Expressão
06/10/09
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de apresentar o uso do mecanismo de coesão e a coerência textual que são mecanismos que atribuem textualidade aos enunciados. Os mecanismos de coesão e coerência textual de afásicos fluentes devem ser objeto de atenção do fonaudiólogo no processo terapêutico.
Palavras-chave: Coesão; Coerência; Palavras.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra o mecanismo de coesão que pega enfoque a afasia fluente, que caracteriza a compreensão da linguagem.
A coesão textual manifesta-se pela presença de marcas linguisticas que asseguram a continuidade, a sequência e a unidade de sentidos do texto permitindo ou não a interpretação de elementos que mantém, entre si, relações de dependência. Ela é construida por mecanismos que vão participando da construção da tessitura, do tecido do texto, podendo ocorrer de textos do mesmo tipo terem graus de coesão diferentes.
2 CONCEITO DE COESÃO
A coesão textual, para Halliday e Hasan, diz respeito às relações de sentido que ocorrem no interior do texto, por meio das quais uma sentença se liga a outra. Essa ligação dá-se através do emprego de elos coesivos na organização textual, permitindo a concanetação de suas partes.
A coesão possibilta a ligação dos elementos que constituem o texto e gera uma interdepencia interna organizada. Ela se realiza na conexão de vários enunciados, a partir das relações de sentido que existem entre eles, expressos por certas categorias de palavras, chamadas conectivas. Existem diferentes estratégias de coesão que dependemdas escolhas do autor e das intenções comunicativas.
“Coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Segundo