PAPER
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB0189) – Prática de Modulo IV
18/06/2015
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo conhecer os títulos de crédito mais utilizados, dentre eles letra de câmbio, nota promissória, cheques, duplicatas, dentre outros. Com a intenção de compreender as normas que disciplinam esses títulos de créditos, aprender um pouco mais sobre suas características e requisitos essenciais. O estudo sobre os títulos de créditos são muito importante, devido a sua praticidade, e por serem utilizados no cotidiano. Para o desenvolvimento deste faz-se necessário realizar um embasamento teórico acerca do tema desenvolvido neste.
Palavras-chave: Títulos de Crédito. Letra de Câmbio. Cheque.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho esta estruturado em partes, primeiramente compreende a introdução, sendo a segunda parte uma breve historia do surgimento dos títulos de créditos, a posterior aborda alguns conceitos básicos sobre o tema, sendo assim a quarta parte principais características, ou seja, principais títulos de crédito, acompanhados da classificação, e por fim a conclusão.
Iniciamos o estudo dos títulos de crédito citando FRAN MARTINS1 :
“ O crédito, ou seja, a confiança que uma pessoa inspira a outra de cumprir, no futuro, obrigação atualmente assumida, veio facilitar grandemente as operações comerciais, marcando um passo avantajado para o desenvolvimento das mesmas. O crédito representa uma ideia geral de confiança no cumprimento das obrigações e isso agiliza as obrigações comerciais. A palavra crédito deriva do latim creditum, que advém de credere (confiar, boa fé). O crédito representa uma confiança que alguém tem em outra.
O crédito desempenha importante missão no sentido de proporcionar as condições necessárias para que se efetive essa evolução, a ponto de Túllio Ascarelli, em sua obra Teoria geral dos títulos de crédito, dizer: “Se nos perguntassem qual a contribuição do Direito