Paper
Gabriela Silva
Prof. Adriano Caudoro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharel em Ciências Contábeis (TURMA ) – Prática do Módulo V
08/11/12
RESUMO
Esse artigo tem como finalidade demonstrar a importância que a Classificação dos Custos exerce na formação do preço de venda, seja um produto fabricado ou um serviço prestado. Levando –se em consideração a globalização que proporciona aos clientes um forte referencial quanto aos preços de mercado praticados, fazendo com que os mesmos tenham facilidade em adquirir produtos similares, maior é a preocupação das empresas em se tornar competitivas para continuarem atuantes no mercado. Assim sendo, um dos fatores decisivos para se conseguir vantagem competitiva é formação do Preço de Venda.
Palavras-chave: Custos. Classificação dos Custos. Preço de Venda.
1 INTRODUÇÃO
Para que possamos classificar os custos, primeiramente é necessário defini-los, organizá-los e analisá-los por meio de muitas abordagens, são elas: relevância, diretibilidade e variabilidade.
Atualmente a contabilidade de Custos é vista sob dois prismas: o auxílio ao controle e ajuda na tomada de decisões. Partindo dessa premissa, as organizações se utilizam da Contabilidade de Custos para tornarem-se cada vez mais atraentes, respondendo de forma positiva às várias mudanças ocorridas tanto no âmbito interno quanto externo de sua organização.
Os concorrentes, os clientes, o governo, os avanços tecnológicos e outros são fatores que diretamente influenciam no crescimento e, consequentemente, na existência de uma organização. Assim sendo, as mesmas devem exercer um constante controle de seus gastos a fim de continuarem consolidadas ou se consolidarem no mercado. Como no mundo globalizado a facilidade de encontrar o produto desejado é cada vez maior, a empresa necessita de fatores que a tornem mais atraentes em detrimento ás demais. E respondendo a essa necessidade de sobrevivência, o conhecimento