Paper
RESUMO
Quando se fala em organizações, logo se reporta à produção, quer seja de bens ou serviços. A produção move o mundo, e as pessoas estimulam a produção, visto que as necessidades são ilimitadas. Se há um processo produtivo, é preciso que aja planejamento e controle para que seu desenrolar não seja aleatório, com resultados inimagináveis e devastadores. O mercado está cada vez mais competitivo e empresas têm surgido a todo instante, dai vem a questão de como se manter no mercado, este que as vezes parece não ter espaço pra mais ninguém, de tão acirrado que os negócios estão. E mesmo que a empresa tenha uma boa introdução no mercado e crescimento, precisará chegar à maturidade e manter-se estabilizada nesta etapa do seu ciclo de vida, pois se ela vier a declinar a probabilidade de ir a falência é bem grande. Dessa forma, vê-se a necessidade de se fazer um planejamento e controle da produção (PCP) em todos os ramos de negócio, principalmente no que diz respeito às empresas do ramo alimentício, visto que se for produzido uma grande quantidade de determinado produto e este ficar encalhado no estoque, poderá ter-se a perda dos mesmos, uma vez que muitos alimentos são perecíveis e as empresas devem evitar ao máximo o desperdício, pois o mesmo poderá diminuir o seu lucro.
Palavras-chave: Logística. Transportes. Transporte aéreo.
1 INTRODUÇÃO
Em cenário macroeconômico instável e devido às circunstâncias do mercado que forçam gradativamente as organizações a buscarem mais qualidade e menor custo de seus processos e produtos, as empresas cotidianamente adotam medidas que possam ser eficazes para a vantagem competitiva.
O sucesso e sobrevivência de uma empresa dependem entre outros fatores da eficiência com a qual produz seus produtos ou serviços. A falta de conhecimento da área da produção, desde a venda do produto até as informações pertinentes ao controle produtivo, pode resultar na ineficiência da empresa.