Paper
E LITERÁRIOS
RESUMO:
Este paper tem como base nossas investigações entre conhecimento linguístico, visando demonstrar, que é possível estabelecer que temos em princípio algumas condições que favorecem o estudo linguístico. Na medida em que a sociedade se desenvolve, o homem percebe a existência de formas e signos, essa percepção está diretamente relacionada ao modo de pensar e a cultura de cada povo. A Linguística tem uma tendência a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época. A vida humana em sociedade não teria sido possível sem sistemas de signos que permitissem a comunicação. A ciência da linguística começou a se desenvolver quando os homens começaram a fazer perguntas sobre a linguagem que embasava sua civilização.
Palavras-chave: Linguística, signos, sociedade.
1 INTRODUÇAO
Perante a diversidade linguística e cultural existente no Brasil e no mundo, algumas condições que favorecem o estudo linguístico são na medida em que a sociedade se desenvolve, o homem percebe a existência de formas linguísticas, essa percepção humana está diretamente ligada ao modo de pensar e a cultura de cada povo. A Linguística tem uma tendência a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época. Segundo Ferdinand de Saussure, considerado o fundador da Linguística moderna, “a Linguística não é um organismo que se desenvolve por si, mas um produto do espírito coletivo dos grupos lingüísticos”. A educação vai além, com a modernidade, as novas tecnologias e a globalização, através dos meios de comunicação que temos a nossa disposição, a educação não inserida apenas no ambiente escolar, ela nos faz trilhar por novos horizontes, num processo de aprendizagem permanente e dinâmico.
2 LINGUÍSTICA
Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com