Paper
Ricardo Rafael da Silva
Professor Tutor Externo: Carlos Cesar da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0173) – Prática Módulo I
27/11/2012
RESUMO:
Observa-se hoje que praticamente não existem produtos que não sejam industrializados ao alcance das nossas mãos, a maior parte dos produtos que consumimos (se não todos) passou por algum processo de extração ou transformação que alguma empresa se responsabilizou antes de sua disponibilidade. Isso nos faz lembrar que existem 3 tipos de empresas relacionadas à máquina da produção.
Empresas Primárias ou Extrativas: Responsáveis pela extração da matéria prima bruta, ou o elemento primário de qualquer produção, ou seja, mineração, agropecuária, etc.
Empresas Secundárias ou Transformadoras: Como o próprio nome já diz, são as organizações que recebem a matéria prima bruta e transforma-as em produtos para consumo, se tratando das fábricas e indústrias.
Empresas terciárias ou Prestadoras de Serviços: São as empresas que estão diretamente ligadas ao consumidor final, pois além da prestação de serviços, relaciona-se diretamente ao comércio.
Empresas do terceiro setor: Pode-se dizer que é o quarto tipo de empresa, identificada por atividades sem fins lucrativos, ou ONG´s (Organizações não governamentais) se diferencia justamente por surgir de ideais ou missões pré determinadas nunca visando o lucro, diferente das outras que tem por objetivo comum “lucro”.
Palavras-chave: Administração da produção. Conceito. Sistema.
INTRODUÇÃO
A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Na pré história onde o homem já fazia acontecer à industrialização, pois o homem polia a pedra para transformar em ferramentas. E quem foi o primeiro a produzir organizadamente foi o Artesão. E com o passar do tempo o artesão foi substituído pela indústria. Houve então a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série