Paper
Juliane
Professor Antônio Maria
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0070) – Prática do Semestre
09/06/2014
RESUMO
A contabilidade existe desde o principio de civilização humana, e durante muito tempo foi chamada “a arte da escrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através desse controlar e obter lucros. Foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.
Palavras chave: Teoria, Contabilidade, Evolução
1 INTRODUÇÃO
Contabilidade é um trabalho de grande responsabilidade que assume riscos e exige análise. A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus usuários.
Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
2 ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade surgiu no início da existência humana devido à necessidade do homem em obter informações a respeito de suas riquezas.
Os primeiros indícios de atividades comerciais surgiram a 4500 a.C, onde civilizações da Mesopotâmia se dedicaram à agricultura, e fizeram surgir cidades onde desenvolveram atividades comerciais. Os registros dessas transações eram feitos em placas de argila, onde nelas eram apurados os resultados alcançados numa colheita, os objetos trocados, os impostos e taxas coletadas pelas seitas religiosas.
Mas estudos narram que essa origem vem desde o homo-sapiens, há cerca de 30 mil anos atrás, onde já demonstrava algum tipo de conhecimento contábil. É visível identificar que essas práticas contábeis