Paper
Rafael Batisti Professora Andréa Maria Barbato
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Administração / ADG-0075 /Diretrizes e Regulamento de Estágio
18/09/2013
RESUMO
Atualmente estamos em um ambiente de trabalho, aonde se deixou a mão de obra braçal de lado e estamos cada vez mais com mão de obra mecanizada. Porém nosso mercado esta exigindo cada vez mais uma mão de obra qualificada, aonde as pessoas com seus estudos e interesses acabam se destacando cada vez mais no mercado. As empresas buscam cada vez um mais lucro maior e mão de obra qualificada, e estão atraindo as pessoas dando condições de um melhor clima de trabalho. Assim o presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto do clima organizacional na empresa, o impacto que um clima mal desenvolvido gera nas pessoas e as suas condições para realizar seu trabalho, este trabalho foi realizado na empresa Transportes de Cargas Fabris Ltda, aonde foram aplicadas pesquisas bibliográficas, documental , observacional e instrumental, aonde foi aplicado um questionário para todos os funcionários, aonde obtivemos grandes resultados para a nova estrutura da empresa.
Palavras-chave: Clima Organizacional, Cultural Organizacional, Influencia da Cultura.
1 INTRODUÇÃO
Antes de explanar sobre clima e cultura organizacional é imprescindível conceituar o termo organização. Pode-se dizer que organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas onde, devido a limitações pessoais, os indivíduos são levados a cooperarem uns com os outros para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria. Portanto, as organizações se constituem nessa interação que faz com que elas sejam dinâmicas e complexas, ou seja, um organismo vivo.
Assim, pode-se compreender porque a definição etimológica do termo é organom = órgão. Ao ingressar em um sistema organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo