paper
Isaac Pereira de Oliveira;
Marlene de Jesus Santana;
Rosivânia Luiz Pinto.
Prof. Dalila Godoi
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão em Rh – Percepções e Valores
04/07/2014
RESUMO
Percepções e Valores. A forma de interpretação e gerenciamento do ambiente organizacional e o modo como os pessoas se comportam socialmente implicam numa visão de cultura como um sistema de valores e crenças compartilhados que modelam os mais variados estilos de administração de uma organização o comportamento cotidiano de seus funcionários. Quanto aosseus valores mais relevantes, preserva um perfil comportamental predominante, tendo uma cultura organizacional voltada ao mercado e hierarquizada. Veremos através deste Paper situações que envolvem as percepções e valores organizacionais.
Palavras-chave: percepções e valores, valores organizacionais, cultura organizacional.
1 INTRODUÇÃO Toda empresa tem seu modo de funcionamento e repartições. Mas o que a cultura organizacional tem a ver com o funcionamento de uma empresa? O que a gente chama de cultura organizacional, de onde e pra que que serve, e mais ainda, aonde vai bater com o plano de organização? De onde vem a cultura e em que momento ela deve estar no radar de um planejamento? Todas essas perguntas são validas par entender as percepções e valores de uma empresa.
A tecnologia também é uma ferramenta fundamental para montar estratégias, e fazer um planejamento adequado. Mas como é usada? A tecnologia não é só a internet, é o conhecimento que eu possuo e que eu uso para atingir as metas de uma empresa. A estrutura organizacional, é outra dimensão que mostra como a organização que aloca os recursos que a empresa possui. Mas nesse trabalho, iremos mostrar como a cultura e os valores organizacionais muda uma organização.
Partindo de um pressuposto, desconsiderar a cultura organizacional em qualquer análise significa deixar de lado um conjunto