Paper
RESUMO
Neste estudo iremos abordar a escrita passo a passo. De nada adianta a sala de aula apresentar-se repletas de escrita, se não for entendida a lógica da escrita. Para aprender a ler e escrever , é preciso pensar sobre a escrita , pensar sobre o que representa e como representa graficamente a linguagem.
Palavras-chave: Escrita ;Leitura; Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
A escrita veio através da necessidade da humanidade deixar a sua marca. Há marcas que o ser humano produz , que ainda não são consideradas como escrita. Nem todas as escritas primitivas deram origem ao sistema alfabético.Em algum momento a criança se depara com uma escrita diferente da sua, tomando consciência que existe um sistema. É importante que a aquisição do sistema alfabético constitua um desafio. Ensinar a escrita não é ensinar um conteúdo qualquer, implica uma aprendizagem conceitual, segundo Cagliari (1998, p.108) diz que(...)o caminho que a criança percorre na alfabetização é muito semelhante ao processo de transformação pelo qual a escrita passou desde a sua invenção .Assim como os povos antigos as crianças usam o desenho como forma de representação gráfica e são capazes de contar uma história longa como significação de alguns traços por elas desenhadas (...).
No início da escrita supõe que tal qual é uma forma de desenhar as coisas. Para ela , a escrita devia conformar-se à sua concepção ainda realística das palavras, coisas grandes tem nomes grandes e coisas pequenas tem nomes pequenos. A maioria das crianças ao ingressar nas classes de alfabetização, já estabeleceu a diferença entre desenhar e escrever. As primeiras tentativas ao escrever produzem alguns signos que já não são desenhos , mas também não são letras convencionais. A criança logo notará que existem dois tipos de signos gráficos, além de desenhos :letras:números. O fato é de que a realidade dentro e fora da escola