Resumo do capítulo 2 do livro tcp/ip a bíblia
Arquitetura TCP/IP de cinco camadas Na década passada, vários fornecedores de hardware e software aderiram à rede, para evitar a incompatibilidade entre amplo aspecto de produtos de rede introduzidos no mercado, foram desenvolvidos padrões abertos de computação. O propósito básico do modelo é definir um conjunto de padrões abertos para qualquer desenvolvimento atual ou futuro no campo do TCP/IP. Como o modelo OSI de referencia, o modelo de arquitetura formado por um conjunto de camadas:
Camada Física – Essa camada oferece o meio físico (como os cabos) para transmissão de dados de um computador para outro.
Camada da Interface de Rede - Essa camada é responsável por identificar os dispositivos em uma rede com base nos seus endereços de hardware, desse modo controlar o fluxo de dados e organizar os bits da camada física.
Camada Inter-rede – Essa camada é responsável pela transmissão (ou roteamento) dos dados em redes diferentes.
Camada Transporte – Essa camada é responsável por organizar as mensagens recebidas de camadas mais altas nos segmentos, por controlar os erros e por controlar o fluxo de fim a fim.
Camada de Aplicativo – Essa camada fornece a interface do usuário de rede na forma de aplicativos e serviços de rede.
Tipos de conexão física: Conexão ponto a ponto, Conexão multiponto, Topologia em barramento, Topologia em estrela, Topologia em anel e Topologia em grafo.
A camada da interface de rede
* Unicamente identificar os dispositivos em uma rede local (LAN) com ajuda dos endereços de MAC (Media Access Control)
* Organizar os bits recebidos a partir da camada física em quadros
* Converter os endereços de IP em endereços de rede local e vice – versa
* Detectar e notificar os erros nas camadas superiores
* Controlar o fluxo de dados A camada da interface de rede identifica um dispositivo unicamente em uma rede local com ajuda de endereços físicos ou endereços Mac dependendo do numero de hosts