paper
Jousiany Teixeira da Costa
Professor –Tutor- Externo: Talyta Serra
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0670) – Processo de Alfabetização
17/06/2014
RESUMO
A Educação Infantil é o primeiro contato que a criança tem com como enfoque didático dentro das atividades lúdicas. Esta contribuição pretende analisar o lúdico como trabalho de alfabetização já que proporciona inúmeras maneiras de leva a criança a aprender de forma motivada e significativa que ocorre na alfabetização na construção de uma aprendizagem significativa e isso em qualquer fase escolar. Pretende-se comprovar que a utilização de jogos e brincadeiras pode ajudar no desenvolvimento de atitudes sociais como cooperação, relação social e interação, ajudando na construção do conhecimento. Sabemos que a criança caracteriza-se pela sua criatividade através das descobertas, das atividades e das situações que possui interesse pelo novo e tudo que é concreto. Por fim a aprendizagem na alfabetização e letramento torna-se prazerosa, fácil e dinâmica.
Palavras-chave: Atividades lúdicas. Alfabetização. Aprendizagem. Letramento.
1 INTRODUÇÃO
Ao promover experiências de aprendizagem da língua, a Educação Infantil amplia as capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças por meio das quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
A linguagem oral está presente no cotidiano e nas sociedades letradas, as crianças desde os primeiros meses estão em permanente contato com a linguagem escrita.
A partir das diferentes linguagens, a criança terá entendimento da ideia de representação, pois fará uso do código e de seu significado. Trabalhar com o gesto, a fala, o desenho e o jogo se faz necessário para que a criança domine com entendimento o código escrito.
A oralidade, a leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e