paper
FICHAMENTO: Art Nouveau
Inspirado pelo movimento do Arts and Crafts o Art Nouveau surgiu com a necessidade de uma arte nova o movimento no qual reagia ao historicismo. Esse movimento se dispersou em diversos países da Europa, mas que no entanto possuía denominações diferentes em cada local, e abrangeu desde a construção civil até as vestimentas, pelo modo no qual se propagou o movimento tornou-se uma verdadeira moda com toda a importância que a moda assume numa sociedade industrial. Esse fenômeno vai se inserir em todas as camadas da burguesia desde a mais alta que podia obter arquétipos feitos por artesões com materiais extremamente nobres e a pequena burguesia que os obtinhas em uma escala industrial com materiais de qualidade inferior. O Art Noveau possuía suas características inspiradas na natureza, na utilização de motivos icônicos e estilísticos, e até tipológicos, derivados na arte japonesa, na morfologia de arabescos e lineares em ritmos baseados nas curvas, nas cores em tons frios, na recusa do uso da simetria e no desenvolvimento na altura ou largura com andamentos geralmente ondulados e sinuosos por fim no propósito evidente e constante de comunicar por empatia.
O desenvolvimento tecnológico das maquinas industriais permitiu a possibilidade de precisão das peças que eram feitas por artesões, mas que por fim acabava por recorrem aos mesmos para dar as fases finais do produto.
O Art Noveau é uma ornamentação urbana entusiasmada pela nova primavera, que invade os centro de negócio e os bairros residenciais com adornos florais e trepadeiras, interrompe-se ao se iniciar o subúrbio das fábricas e dos intermináveis guetos da habitação operária. No entanto Art Noveau não tinha como principal objetivo de ser uma arte popular e sim ao contrário uma arte de elite, cujo os subprodutos eram oferecidos ao povo.