Paper
Logos é a palavra escrita ou falada, ou por Heráclito de Éfeso é a razão, racionalização pessoal.
Pode-se dizer que mito é uma lenda, são historias falsas, mas que possuem o objetivo de passar uma mensagem, normalmente explicando a origem das coisas.
Ambos explicam a origem das coisas, porem de formas diferentes, um visando a racionalidade e outro de forma fantasiosa, firmado no conhecimento popular.
2. A filosofia nasceu promovendo a passagem do saber mítico ao saber racional, sem, entretanto, romper com todas as estruturas do mito. Onde reside a força dos mitos? Quais as diferenças das abordagens da realidade feitas pela filosofia em contraste com o da mitologia? A força do mito reside na autoridade de quem conta a historia. A filosofia é a arte de se atingir a verdade contestando a verdade. A mitologia explica o mundo através de metáforas não é preciso compreender para conhecer.
3. Interprete o significado da frase: ”Heráclito retira do universo a tranqüilidade e a estabilidade”.
O homem sempre buscou uma vida permanente, uma estabilidade permanente, que ficou meio distante depois das afirmações de Heráclito.
4. Interprete o significado da frase:” o ser É, e o não ser Não é...”
Parte para o pressuposto que a identidade do ser é algo imutável, pois acredita-se que a mudança é na verdade uma ilusão; esta se daria apenas na aparência não na realidade das coisas.
5. qual a concepção de ser que herdamos de Parmênides que afeta a nossa conduta moral?
Não podemos nas aparências, nas incoerências, na visão enganadora. Pela razão devemos buscar a essência, a coerência e a verdade.
6. o que significa pra você, assumir uma concepção não-estatica da vida?
Ou o que você acha que existe algo de permanente e eterno