Paper
Pâmela Machado
Prof. Cléia Righetto Coan Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/Licenciatura (PED9431)
21/11/2011
RESUMO
O lúdico tem sido um assunto discutido nas Instituições de Ensino Infantil, evidenciando a importância das brincadeiras e jogos para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança em idade escolar, proporcionando aprendizagem significativa. A utilização desses meios serve para qualificar as práticas educativas e ao mesmo tempo proporcionar lazer e aprendizagem, onde a criança desenvolve suas potencialidades brincando.
Palavras chave: lúdico, criança, aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
É essencial salientar a importância do lúdico na aprendizagem, considerando que a brincadeira e o jogo têm papel de destaque no dia a dia infantil. A brincadeira expressa à forma como uma criança reflete, ordena, cria, destrói e reconstrói o mundo a sua maneira, ou seja, espaço em que a criança aprende brincando.
Esse tema pretende trazer a tona um assunto do nosso interesse, que está cada vez mais presente em nosso cotidiano, mostrando os benefícios relacionados ao desenvolvimento psicomotor, afetivo, cognitivo e social da criança.
2 BRINCAR PARA APRENDER Por meio deste estudo será possível mostrar a importância do lúdico na aprendizagem. A brincadeira expressa à forma como uma criança constrói o mundo a sua maneira, faz o imaginário funcionar, ou seja, a criança aprende brincando.
Compreender a brincadeira e o jogo como atividades de grande importância, por oferecer a oportunidade de aprendizagem de maneira prazerosa. “A criança aprende brincando e brincando é feliz.” ( CELY,2001,P.125.).
Brincando a criança experimenta,cria, inventa e descobre o novo. Enquanto brinca a criança se exercita e desenvolve habilidades motoras, além disso, a atividade de brincar é