Paper Softwares para Educação Especial
Wolfgang Hulse
Prof.º Rafael Frasson
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Informática (LIN0155) - Informática
19/06/2012
RESUMO
No mundo globalizado e dinâmico que vivemos a educação também precisa ser atualizada para acompanhar o desenvolvimento social e as mudanças tecnológicas, estreitando as lacunas existentes entre os conhecimentos tecnológicos e as diversas oportunidades nele contidas versus a educação tradicional e estagnada. O novo cenário da educação desafia o processo de ensino aprendizagem através da utilização de avanços tecnológicos para a educação geral e a educação especial utilizando-se de variados recursos e de softwares especializados para cada necessidade.
Palavras chaves: Educação. Conhecimentos. Avanços.
1-INTRODUÇÃO
O avanço das tecnologias, a necessidade de comunicação social e a inclusão digital são uma crescente no mundo moderno, porém no que se refere à inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, o crescimento ainda é muito pequeno e não abrange todas as necessidades especiais.
2- EDUCAÇÃO ESPECIAL
2.1- DIFERENÇAS ENTRE EDUCAÇÃO GERAL E ESPECIAL.
O que difere a educação especial da educação geral são os tipos de materiais pedagógicos utilizados, local de atendimento adequado, currículo trabalhado e profissional preparado para fazer o atendimento ao aluno.
Segundo o Art. 205 da Constituição, a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família; será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Para que os alunos portadores de necessidades especiais possam trabalhar na internet e utilizar os recursos que as novas tecnologias proporcionam, é necessários primeiro diferenciar cada tipo de necessidade especial e os recursos apropriados para cada caso.
Assim como na educação geral o professor