Paper Simone 2013
Acadêmica:
SIMONE CONTI PEREIRA
Professor - Tutor - Externo
Maria das Neves Silva.
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia ( 0862) – Prática do Módulo I
07/12/2013
RESUMO
O presente tema nos mostra a importância e a necessidade da escrita, na PréHistória que o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas, onde tudo iniciou. Foi somente na antiga Mesopotâmia que a escrita foi elaborada e criada. Por volta de 4.000 a. C. os sumérios desenvolveram a escrita Cuneiforme que evoluiu dos registros de tempo de trabalho, o homem sentiu a necessidade de registrar e visualmente de ler informações. Os Fenícios que criaram o alfabeto e orientaram a escrita da esquerda para a direita. A partir dessa época, os gregos foram fundamentais para a difusão do sistema alfabético devido a seu desenvolvimento cultural.O próprio termo alfabeto originou – se das duas primeiras letras do sistema grego, alfa e beta. A tomada da Grécia pelos romanos o alfabeto se tornou romano, onde utilizamos no nosso cotidiano diariamente. Eventualmente o homem passou a representar ideias ou conceitos até finalmente chegar-se a representação dos sons, as sílabas e das vogais das palavras, evoluindo muito até os dias de hoje que temos a necessidade de ler e escrever em nossa sociedade. Palavras-chave: escrita, leitura, sociedade.
1 INTRODUÇÃO
Através da necessidade
da Pré-História e a História até hoje a
sociedade se comunica com a escrita e a leitura, “ todo povo tem uma linguagem, seja ele brasileiro, japonês, americano, índio ou angolano “ ( Manzi
, 1991, pág. 3) , independente da origem, está presente no nosso dia – a – dia
“ basta sair nas ruas e olhar: é o jornaleiro cheio de revistas, jornais e livros; é a placa da rua, do ônibus, da loja; são os cartazes de propaganda, as embalagens dos produtos, por meio delas somos orientados” ( Manzi , 1991, pág. 2 ) .
2
Para facilitar os estudos do surgimento da