Paper position como elaborar
Aluno/a (mestrando/doutorando/disciplina isolada - PPEGC) e-mail@e-mail.br
Objetivo: no primeiro parágrafo do position paper o acadêmico deve deixar claro qual é o objetivo que pretende alcançar. Dica: usar verbos no infinitivo. Um exemplo ilustrativo é: “Neste position paper procura-se discutir a abordagem sobre as organizações a partir de metáforas, tendo como base o trabalho de Morgan (1996) que permitem vê-las como máquinas, organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psíquicas, fluxos de transformação e instrumentos de dominação. Desenvolvimento
O position paper deve ser um texto com uma posição do aluno em relação aos argumentos apresentados sobre um determinado assunto.
NÃO É uma descrição ou resumo do texto.
Nesta parte do documento o aluno deve deixar claro qual é o seu posicionamento em relação aos conceitos/argumentos do autor do texto. O aluno deve fundamentar seu ponto de vista. O posicionamento não pode ficar no “achismo”, por isso, recomenda-se a utilização de outros artigos/textos reconhecidos cientificamente.
Antes de escrever, sugere-se que o aluno realize uma leitura exploratória, reflexiva e interpretativa do texto, identificando os termos chaves (contrutos) utilizados pelo autor e refletindo sobre qual é a sua própria posição em relação ao assunto. Essa reflexão deve girar em torno da percepção da forma como o assunto foi apresentado pelo autor em termos de concordância e/ou discordância (o aluno pode concordar e/ou discordar em parte como pode concordar e/ou discordar na íntegra dos argumentos apresentados pelo autor). A partir do questionamento em termos de concordância e/ou discordância o aluno fundamenta o seu posicionamento.
O position paper deve conter, no máximo, 2 (duas) páginas. Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.
Conclusão (ou notas conclusivas)
Nesta última seção devem-se apresentar as principais posições assumidas no transcorrer do trabalho, destacando aquelas que o próprio